segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Apostila mês de julho


LUVA LULU

Luva Lulu estava muito triste, pois não encontrava ninguém que a preenchesse. Ela era tão murchinha Tão murchinha! Resolveu então, pegar as malas e partir à procura de seu dono. Ia Lulu muito ansiosa pelo caminho, quando avistou ao longe uma casa de fazenda. Pensou consigo: Vou até lá para ver se encontro alguém que se pareça comigo. Já a caminho, veja só quem Lulu encontrou:
__  Que bom encontrar você, galinha, disse Lulu toda sorridente.
__ Que você quer de mim? Nunca a vi antes, nem a conheço! __ Quantos dedos você tem galinha?
__  Bom, deixe-me ver: um, dois, três... e mais um atrás.
__  Só quatro dedos! Hum, mesmo assim, não me custa tentar. Será que você poderia colocá-los em mim? Apesar do esforço das duas, nada conseguiram. Assim, Lulu partiu tão triste e pensando consigo : Acho que nunca encontrarei meu dono. Sempre olhando para a casa da fazenda, a luva Lulu prossegue sua viagem,quando de repente é atropelada por um porquinho que fugia.
__ Espere, seu porquinho, quero falar com você. É muito importante. Será que eu poderia dar uma olhada no seu pé? E o porquinho, meio encabulado, levantou o pé como a Luva pediu. Lulu ficou tão decepcionada! O pé era grande e tinha duas unhas horríveis e sujas. Mas como Lulu não queria desistir, pediu que seu porco tentasse colocar o pé nela. Sabem o que aconteceu? Lulu ficou toda suja de lama. O pé do porco não lhe serviu e ela partiu sem esperança. Chegando bem perto da casa, adivinhe quem veio receber Lulu? Foi o guarda da fazenda, um cachorro grande e que metia muito medo.
__ Quem é você? Eu não posso deixar nenhum estranho entrar aqui. Vá embora, disse o cachorro. Lulu quase nem podia falar de tanto medo: Quan... quantos a de... dedos você tem?
__  Dedos? Você está brincando comigo? Respondeu o cachorro.
__  Preciso de alguém com cinco dedos para preencher-me. Eu sou vazia e muito infeliz. E o cachorro, que não era tão mau, ficou com tanta peninha de Lulu que tentou colocar os pés nela. Mas a tentativa foi em vão
__ O cachorro só tinha quatro dedos. A última esperança de Lulu era que alguém da casa pudesse recebê-la. Corajosamente bateu à porta e bem quietinha ficou, esperando alguém aparecer. Foi então, que Pedrinho abriu a porta e viu Lulu.
__ Oba! Ganhei uma luva! Serve exatamente em mim. Com esse frio era a única coisa que eu precisava. Pedrinho lavou Lulu e não mais a tirou das mãos. E ela toda feliz, pensou: “Até que enfim encontrei aquele que me preenchesse!”. Somos como a Luva Lulu que precisava de alguém para preenchê-la. Muitas vezes nos sentimos tristes, porque somos vazios por dentro. Procuramos fazer muitas coisas para alegrar-nos, mas elas não nos preenchem. Continuamos murchinhos. Assim como os pés da galinha, do porco e do cachorro não cabiam na Luva Lulu, também as muitas coisas que tentamos fazer não cabem dentro de nós. Só há uma pessoa que pode preencher e alegrar você. Na verdade, você foi feito parecido com Ele, para que Ele viesse morar em você. Essa pessoa é Deus. A luvinha procurou alguém que a preenchesse, e achou. Se você buscar a Deus também O encontrará. Se você O chamar Ele entrará no seu coração. Vamos chamá-Lo agora?
 __ O Senhor Jesus! Quero que você entre em mim. Assim você nunca mais será vazio.

A caixinha

Há certo tempo atrás, um homem castigou sua filhinha de 3 anos por desperdiçar um rolo de papel de presente dourado. O dinheiro andava escasso naqueles dias, razão pela qual o homem ficou furioso ao ver a menina envolvendo uma caixinha com aquele papel dourado e coloca-la debaixo da arvore de Natal. Apesar de tudo, na manhã seguinte, a menininha levou o presente a seu pai e disse: "Isto é para você paizinho!". Ele sentiu-se envergonhado da sua furiosa reação, mas voltou a "explodir" quando viu que a caixa estava vazia.Gritou, dizendo: "Você não sabe que quando se da um presente a alguém, a gente coloca alguma coisa dentro da caixa?" A pequena menina olhou para cima com lagrima nos olhos e disse: "Oh, Paizinho, não esta vazia. Eu soprei beijos dentro da caixa. Todos para você, Papai."O pai quase morreu de vergonha, abraçou a menina e suplicou que ela o perdoasse.Dizem que o homem guardou a caixa dourada ao lado de sua cama por anos e sempre que se sentia triste, chateado, deprimido, ela tomava da caixa um beijo imaginário e recordava o amor que sua filha havia posto ali. De uma forma simples, mas sensível, cada um de nós humanos temos recebido uma caixinha dourada, cheia de amor incondicional e beijos de nossos pais, filhos, irmãos e amigos......








 Parábola das bodas - Mateus 22: 01-14

Recurso: Fantoches. Um para ser o rei, outro para ser o servo. Se tiver mais poderão ser outros servos. Um castelo de papelão como cenário. Ou tnt se não tiver. Deixar na supresa: Atrás deste cenário uma mesa com comida bonita com tnt de toalha. O tnt, ou caixa de papelão deverá ter uma entrada por baixo para entrarem no castelo.

Versículo: E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. João 14:3

História:

Jesus compara o reino dos céus como um rei e uma festa de bodas. Bodas é festa de casamento.

Rei falando: - Atenção, atenção !!! Hoje meu filho está celebrando suas bodas !!!
Servo, meu !!! Vai e chame os convidados para vir participar das bodas.
O servo retorna desanimado - Oh meu rei, não quiseram vir.
O Rei: - Vou mandar outros servos meus. Ei vocês meus servos, vão chamar os convidados para meu banquete. Eis que está tudo preparado.
E lá se foram seus servos. Mas os convidados não se importaram.
Uns disseram - Não posso agora. Tenho de ir ao campo.
Outros: - Ih, que pena... Tenho um negócio a fazer. Não poderei ir.
Mas teve convidados que fizeram o pior. Agarraram os servos, os maltrataram e mataram.
O rei quando soube, ficou irado. Enviou tropas e acabou com os malvados.

- Olha meu servo, a festa está pronta. Mas os convidados não eram dignos.
Agora vai para os becos e convidai para as bodas todos quanto encontrares.
Tem um porém. Devem vir com uma roupa especial para as bodas.

(Neste momento o boneco chama pelas crianças. Pergunta antes se já oraram, se pediram perdão para Deus, e convida elas para entrarem)

- Ei gente boa !!! Como vocês estão bonitos. Querem participar das bodas do filho do rei. Vocês são convidados! Mas precisa ter uma roupa especial para as bodas ! Entrem, entrem !!!

(Quando elas entrarem no outro lado terá uma mesa com comida e suco. Primeiro deixa elas se ajeitarem em seus lugares e depois o rei continua com a história)

E assim a sala do banquete ficou repleta de convidados. (Olhando para as crianças com o boneco)
O rei olhou cada um deles. (Passa com o boneco em cada uma delas. Até chegar ao estranho boneco)
Mas notou entre eles um homem que não trazia uma roupa especial. (Fica olhando, desconfiando, parece que este está escondendo alguma coisa.)

Então pergunta ao boneco estranho: - Ei você, como você entrou aqui sem a roupa especial?


O HOMEM NADA FALOU.


Chama os servos: - Servos. amarre ele os pés e mãos e lança para fora daqui !
(E coloca o boneco para fora da festa. Neste momento as crianças vão ficar com pena do boneco. Então precisa que todas tenham atenção em si para poder lhes explicar a parábola. E aproveitar o momento para perguntar?

Semeando a Palavra - Pois então o que quer dizer esta parábola? Parábolas são história com significados.
O rei desta parábola é Jesus.
Jesus morreu por nossos pecados. Ressuscitou, subiu aos céus e foi preparar um lugar para nós.
Os servos somos nós. Que vamos levar a Palavra ás pessoas e chamar para conhecer Jesus.
Mas assim como aqueles convidados que não quiseram muitas pessoas inventam desculpas para Jesus.
Assim como aqueles convidados malvados, muitas pessoas não nos aceitam, brigam e falam mal.
Tem países que as pessoas sofrem por servir Jesus.
Jesus está nos esperando para as bodas.
Assim como as pessoas dos becos, Jesus não se importa quem somos, onde vivemos, qual profissão.
Todos somos convidados a participar do banquete.
Mas vamos precisar de uma roupa especial: O nosso coração limpo. Jesus vê o nosso coração.
E se tivermos um coração sujo, ficaremos de fora do banquete.
Vocês não ficaram com pena do boneco? Pois é: O boneco representa as pessoas do mundo, sem Jesus. E muitas vão ficar fora do banquete. E precisamos falar de Jesus para elas. Para fazerem parte da festa. Não queremos que ficam de fora.


Os dois caminhos: Mateus 7: 13,14

Com a leitura da bíblia.

 13 
Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela),

 14 
porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

Agora representando os caminhos.

Com fita crepe no chão um caminho largo. Nele em caixas estarão: Jogos, celulares, tv, roupa suja,brinquedos violentos... No final do caminho uma caixa com o inimigo dentro.
Em outro lugar: Um caminho estreito com fita crepe. Ao lado estarão em caixas: Bíblia, tapete oração, igreja (figura ou maquete), Máquina foto. (representando você= seu testemunho). No final uma caixa com Jesus dentro.

Deixar as crianças passarem no caminho estreito.
Depois no largo. Qual foi mais fácil ? Pois é a bíblia diz que muitos entrarão por esta porta.

Então começar a explicar o que tem no caminho largo. Cada caixa falar algo sobre isso que está afetando a vida espiritual da criança. Coisa agradáveis, mas que precisam ficar atentas. Pois senão cuidarmos nos levará a perdição. Então deixar elas novamente passar e ver o que encontrarão no final deste caminho. Deixar espiar a caixa.

Depois a mesma coisa com a porta estreita. Falar sobre cada item e a importância de termos uma vida ligada com Deus. Não é fácil este caminho. Mas veremos o que tem no final dele. E deixar que elas entrem e espiem a caixa.


AS DEZ PRAGAS SOBRE EGITO

Objetivo: Obedecer a Deus é o melhor. Então obedecer nossos pais é duas vezes melhor. Porquê? Porque obedecendo aos nossos pais, estamos obedecendo a Deus também.

Mensagem: Honra a  teu pai e tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. Efésios 6:2,3.

Brincadeira: Obedecer a voz de Deus.
Escondendo uma bíblia de modo que a criança não veja. Depois ao som de palmas ela deverá ir atrás encontra-la. Quando estiver longe palmas baixas, quando estiver por perto palmas fortes. Por último será a vez da professora. Mas em vez de ir certo, faz ao contrário; quando estiver as palmas fortes, vai em outro lugar, quando estiver baixo faz de conta que agora vai achar. Depois de certo tempo, encontre a bíblia de modo certo.
Explicação: As palmas representam a voz de Deus. A Bíblia sua Palavra. Quando ouvimos a voz de Deus, nossa vida se torna mais fácil. Mas precisamos obedecer a voz de Deus se quisermos ir no caminho certo.

Hora da história:  Deus quer seu povo Livre.                                                          

O povo de Deus vivia escravo do Egito. Lá tinha um Faraó que fazia eles trabalhar muito. Não podiam ter uma vida livre. Nem tempo mais para contar as histórias de seu povo, sobre Deus conseguiam ter.
Então Deus chamou Moisés. E através da vida dele iria libertar seu povo. Por não saber falar direito seu irmão Arão ia junto.
Deus queria seu povo livre, para poder adora-lo.
Mas o faraó não reconhecia o Deus de Moisés como um Deus verdadeiro e poderoso. Então Deus lançaria pragas para o Egito para seu povo ser liberto.
Disse Deus a Moisés, e Moisés passava para Arão, que falava com Faraó.
- Deixe meu povo livre para me adorar no deserto.
Mas Faraó não aceitava.
Primeira praga:
Deus havia dito a Moisés que noutro dia o Faraó estaria no rio. E que era para ele voltar lá com seu bordão. E através da vida deles Deus disse:
- Até agora não tens ouvido para deixar meu povo me adorar no deserto. E para que saibas que sou Deus, transformarei a água em sangue. E todos os peixes morrerão. E todos os lugares de água terão sangue.

(Fazer com o bastão em uma bacia de água limpa)

E assim foi. A água se transformou em sangue, os peixes morreram e a água ficou com cheiro horrível.
Faraó pediu para seus magos fazerem. Eles fizeram o mesmo. Mas usaram práticas de feitiçaria. O que não é do agrado de Deus. Então Faraó não se importou. E ficaram por sete dias desse modo
Segunda praga:.
Voltou Moisés ao faraó dizendo:
- Se não liberares meu povo, eis que castigarei o Egito com rãs. O Faraó recusou.
Então com o bordão na mão estendida sobre o rio saíram as rãs. Eram rãs por toda a parte. Em toda a casa, até na cama e nos fornos.

(Procurar as rãs em dobradura pela sala )

Mas o Faraó pediu para os magos fazerem. E fizeram. Usando as práticas ocultas. Mas eram muitas rãs.
E o Faraó disse:
- Diz ao teu senhor que tire as rãs, e deixarei o povo ir adora-lo.
- Quando queres que eu faça? - disse Moisés.
- Amanhã. Disse o faraó. Reparem... O faraó esperou uma noite para resolver seu problema. Que coisa !!!
Noutro dia, Deus fez com que as rãs morressem. Ajuntaram-as e havia muito cheiro mal.
Vendo que já estava a situação melhor, o Faraó voltou atrás com a palavra e não liberou o povo.
Então a Terceira Praga.
Deus disse:
- Toque a terra com o bordão para que se torne piolhos.
E houve piolho por tudo. Tantos em animais, como nas pessoas.

(Papel picado ou imagens de  piolhos impressa. Em cima de ventilador de teto. Na hora ligar o ventilador)

Faraó pediu para os magos fazerem. Mas desta vez não conseguiram - Isso é o dedo de Deus - Falaram. Mas o faraó não deu atenção.
Quarta praga.
Como o faraó não liberava o povo. Deus enviou um grande enxame de moscas. Mas desta vez houve uma diferença. A praga seria só sobre o povo do Egito o povo de Deus ficaria livre do enxame.

(Fundo de efeito sonoro moscas. Em círculo, a proa passa por trás e com uma pena, mostrar o quanto as moscas incomodam. Daí quando ela tocar em uma criança esta deverá dar um batida com as mãos em palmas e dizer: Devo ser obediente ! Senão falar paga prenda no meio da roda)

Mas o Faraó não liberava o povo.
Quinta praga:
- Se não liberares meu povo para me servir, eis que enviarei uma peste sobre o teu rebanho. cavalos, jumentos, camelos, gado e ovelhas - Disse Deus ao Faraó.- E será amanhã sobre os animais de teu povo. O meu povo não sofrerá mal.
E noutro dia. O Faraó foi conferir: E realmente, os animais de seu povo morreram. E os animais do povo de Deus ficaram vivos.

(Sabe aquela brincadeira de escola “Vivo e Morto”.? Então com animais impressos e colados em palito de picolé, entregar para as crianças. Quando disser: Hebreu: Os animais ficam vivos, as crianças ficam de pé. Quando disser: Egito os animais morrem. As crianças sentam no banco.)

Mas mesmo assim, o coração de Faraó continuou endurecido.
Sexta praga:
Então Deus ordenou que Moisés se apresentasse ao Faraó levando cinza de forno. E lançando sobre as vistas do Faraó, atirou aos céus. E se transformou em úlceras. feridas. E todos os egípcios ficaram com tumores. Até os magos.

(Um boneco doente com bandagens e feridas. As crianças podem cuidar dele)

E o faraó ainda não liberou o povo.
Sétima praga:
Desta vez avisou que aqueles do povo do faraó que aceitarem a Palavra de Deus, não serão castigados. Quando Moisés ergue seu bordão aos céus. Deus faz cair uma chuva de pedras. E tudo o que estiver no campo será destruído. Mas houve oficiais que não acreditaram, e deixaram seus servos e animais. E aconteceu que tudo foi destruído que estava no campo. Tanto homens, como animais e plantas.

(Um balão branco grande preso no teto com bolinhas de papel. Daí estoura e caí por tudo)

O faraó vendo isso. Disse que se a chuva parasse liberaria o povo.
Então Moisés orou ao Senhor. A chuva parou. Mas o Faraó, não cumpriu com o que disse. E não liberou o povo.
Oitava praga:
Quando Moisés e Arão estavam indo ao encontro do faraó, até os oficiais já estavam temendo, achando que Faraó estava errado, que devia liberá-los.
E desta vez, foi lançado um enxame de gafanhotos. E o que restou que não foi destruído pela chuva de pedra, os gafanhotos comeriam. E ainda estariam por todas as casas e lugares. E eram tantos voando que escureciam a terra.

(Gafanhoto para pintar)

E o Faráo vendo que iriam comer tudo, chamou Moisés:
- Pequei contra o Senhor e vós outros. Peço que me perdoe, ore ao seu Senhor e tire sobre mim esta morte.
E quando tudo estava bem, o Faraó não liberou o povo.
Nona praga:
Estendia a mão para o céu veio enorme escuridão. Tão grossa que poderia ser sentida. Não tinha como enxergar alguém ao lado. Mas no povo de Deus havia luz nas habitações.

(Uma meia branca velha. Com alguma maquiagem marrom nela, cebola esfregada para tirar o bom cheiro e meio úmida, tipo meia de chulé. Pois eles não enxergavam nada e dava para sentir a escuridão. Então vão com os olhos vendados, sentir o que tem nas mãos. Não podem dizer em voz alta)

Então o faráo quis negociar: O povo pode ir servir a Deus. Mas os animais eram para ficar. E Moisés não concordou. Pois parte do rebanho serviria para sacrifício ao Senhor. E com isso faraó ficou bravo. E disse:
- Não quero mais te ver. E se vires o meu rosto morrerás.
E então Moisés lhe disse que não seria mais visto por faraó.
Décima praga:
Disse Deus a Moisés para falar ao povo:
- Peguem um cordeiro sem defeito. O melhor. O seu sangue será posto no umbral da porta. Onde houver esta marca, o anjo da morte não entrará. Agora onde não houver este sinal, o Destruidor entrará e o primogênito, filho mais velho será morto. tanto nos homens como nos animais.
E assim aconteceu. A meia noite, o Senhor passou pelo Egito. E houve muito choro.

(Uma casa feita em eva ou outro material com uma porta. Com os olhos vendados, vão colar no umbral da porta a faixa de sangue de cordeiro)

Faraó chamou Moisés e liberou o povo.

 HISTÓRIA: JOSUÉ 
 TEXTO BÍBLICO: JOSUÉ 1;1-18



OBJETIVO: Mostrar para as crianças as características de Josué e leva-las a desejar ter as mesmas características. Deus falou para Josué não ficar com medo, porque ele estará com ele. Levar a criança a entender que do mesmo jeito na hora do medo., Deus estará com ela e tudo vai dar certo. Mesmo quando acontecer coisas difíceis igual aos muros de Jericó.
1. Ele foi um ótimo ajudante de Moisés. Obediente em tudo
2. Ele ficou no lugar de Moisés
3. Ele entrou na TERRA PROMETIDA
4. Ele comandou o povo para atravessar o Rio Jordão
5. Ele comandou a destruição dos muros de Jericó. Foi um grande conquistador.
 SUGESTÃO PARA DESENVOLVIMENTO DA AULA
1. Providencie 2 bonecos (modelo ao lado, amplie , pinte, reforce com papelão, recorte e ponha palito atrás ou então um suporte de modo que fiquem em pé), ou ainda vc pode usar 2 objetos(pet de refrigerante ou vidros) ou recortar de revista somente o rosto de 2 homens e mais moço e outro mais velho, para representar MOISÉS E JOSUÉ
2. Providencie também a figura do povo. Vários homens (modelo ao lado: amplie, pinte, recorte no contorno reforce com papelão e faça um suporte para figura ficar em pé e ponha Josué no primeiro plano)
3. Providencie também um vídeo da História de Josué.Faça essa introdução e depois passe o vídeo. Lembre-se. Nenhum filme pode substituir a sua preparação e a sua unção para ministrar. O vídeo é apenas um apoio para sua aula; um áudio visual.

MINISTRAÇÃO
Vocês estão lembrando de Moisés, não é? Vocês sabiam que Moisés tinha um ajudante. (mostre as figuras) Esse ajudante era JOSUÉ. Todo lugar que Moisés ia, Josué ia atrás. (movimente as figuras enquanto conta). Um dia Moisés subiu lá em cima numa grande montanha e demorou lá um tempão. Saem onde Josué ficou esperando? Ele ficou esperando lá embaixo, no pé da montanha. (simule a montanha e movimente os bonecos)
Josué era um ajudante muito especial e principalmente obediente.
Josué ajudou Moisés em tudo, até nas lutas. Um dia Josué comandou o exercito numa luta muito importante e ele venceu!
Passou um tempo Moisés morreu. (tire Moisés) E agora?? Quem será que vai comandar o povo? Quem vai dar direção para o povo. Lembra que eles tinham uma TERRA PROMETIDA, que Deus ia dar para eles? Quem será que iria ficar no lugar de Moisés? Quem vocês acham... Quem? ...quem...?
Isso mesmo: JOSUÉ!!
Um dia Deus chamou Josué e disse: “Josué (mude o tom de voz, para bem grossa) Moisés morreu e agora você é que vai ficar no lugar dele”. “Não fique com medo, porque eu vou te ajudar do mesmo jeito que eu ajudei Moisés, eu vou ajudar você.”
Josué estava com medo...
Ih agora será que ele vai conseguir? E Deus disse de novo para ele: “Não fique com medo, seja forte e corajoso e nem fique assustado, por eu vou estar com você por onde quer que você andar!”
Então Josué ficou todo animado e chamou o povo e chamou os homens para se prepararem porque em 3 dias eles iriam atravessar o rio e chegar até na TERRA que Deus tinha prometido.
E o povo ficou muito contente e falou que ia obedecer a JOSUÉ em tudo o que ele falasse.
Josué ficou muito feliz e mandou dois homens espiarem a TERRA. Eles foram e voltaram com notícias para Josué.
Hoje eu vou contar 2 grandes coisas, e muito importantes da vida de JOSUÉ.
Para ganhar a terra eles tinham que lutar e tirar a pessoas que estavam morando no lugar deles.
A PRIMEIRA: JOSUÉ E TODO POVO ATRAVESSARAM O RIO JORDÃO (mostre).
Como? De Barco? De Jet Ski? De canoa? Todos saíram nadando? Não... !!! Eles foram andando mesmo!! Ué??? Andando no rio? Sim. Quando eles colocaram os pés na beira do rio, o rio se abriu!! E eles passaram com os pés sequinhos, sequinhos! Que demais!! Um milagre muito poderoso que Deus fez
A SEGUNDA É DEMAIS TAMBÉM... MUIIITO DA HORA!!! OUTRO MILAGRE DE DEUS!! (mostre)
Depois que eles atravessaram o rio a pé, eles chegaram numa cidade que se chamava JERICÓ.
JERICÓ era uma cidade muito forte e tinha um muro enorrrrrme que cercava a cidade todinha! Ninguém entrava e ninguém saia.
Ihhh agora?? Como Josué e todo aquele povo que nem sabia lutar que nem tinha armas; como que eles iam expulsar aquela gente que morava lá no lugar deles? Ninguém podia entrar, aquele muro era impossível de passar!
Qual era a idéia? O que será que eles iam fazer?
Deus mandou JOSUÉ fazer uma coisa muito estranha. Estranha mesmo. (INTRODUZA O VÍDEO AGORA)

Caso não seja o vídeo, dramatize com as crianças as 7 voltas e os gritos do 7º. dia. Seria interessante que com antecedência vc providenciasse caixas de leite ou caixas de sapato e as crianças podem circular em volta.


SITUAÇÃO DA CRIANÇA
Você sabe por que o povo falou que ia obedecer a Josué em tudo o que ele falasse?
Quem sabe?... Porque Josué sempre foi obediente a Moisés!
Cada criança precisa hoje fazer uma mudança para ser OBEDIENTE, sempre. Quando a gente é obediente, as coisas boas sempre vão acontecer com a gente e a Bíblia fala que quem obedece ao papai e a mamãe vai viver mais tempo na terra.
Você sabe por que Josué ficou animado e não ficou mais com medo? Porque Deus prometeu que ficaria com ele todo tempo!
Cada criança precisa hoje, acreditar que Deus não vai embora ou vai deixar de ajudar. Deus está aqui e hoje todo medo vai embora, em nome de Jesus.
Quem aqui tem medo de alguma coisa e gostaria de falar?...
Nós vamos orar e todo o medo vai embora. Por que Deus está cuidando. Deus nunca vai nos deixar. Ele sempre vai ajudar.

Repita Comigo: Senhor, em nome de Jesus eu quero hoje ser obediente pra sempre na minha vida. Vou obedecer sempre meus pais... e como o Senhor ajudou a Josué,, Tira todo medo de mim... eu acredito que o Senhor está comigo, em nome de Jesus, amém

VERSÍCULO: “não fique com medo, nem fique assustado, seja forte e corajoso, porque eu Senhor seu Deus, estarei com você em qualquer lugar que você for (Josué 1:9 - adaptado)




DEUS É NOSSO PROTETOR

Josué foi escolhido por Deus para, junto com os seus guerreiros, conquistar a cidade deJericó. Deus havia prometido dar aquela cidade para Seu povo, porém os inimigos moravam nela.
Por isso, Josué resolveu enviar dois espias para olhá-la e contar tudo o que haviam visto lá.
Com todo o cuidado, os espiais chegaram à cidade e se esconderam na casa de umamulher chamada Raabe. Porém o rei ficou sabendo que eles estavam escondidos naquela casa,
e mandou o seguinte recado para ela:Mande os dois homens que estão na sua casa saírem, pois eles são espiões.
Raabe ocultou a verdade ao rei e não entregou os espias. Sabem por quê, crianças? Ela sabia que aqueles homens serviam ao Deus vivo, por isso decidiu ajudá-los escondendo-os no terraço.
A casa de Raabe ficava em cima do muro da cidade.
Quando os mensageiros do rei foram embora, Raabe chamou os espias e pediu que, quandoa cidade fosse invadida pelo povo de Deus, eles fossem bondosos com ela e com sua família poupando-lhes a vida, assim como ela havia feito a eles.
Os espias prometeram que ela estaria protegida se, no dia em que a cidade fosse invadida,chamasse todos os seus familiares para sua casa e amarrasse um cordão vermelho na janela.
Depois disso, os espias resolveram ir embora e, para não serem vistos, tiveram de sair pela janela, descendo por uma corda. Os homens voltaram e contaram a Josué tudo o que viram e ouviram em Jericó.
Deus falou com Josué tudo o que ele deveria fazer, e então ele e os seus guerreiros marcharam
em volta da cidade 13 vezes, tocaram as trombetas e gritaram bem forte, até que caíram os muros que cercavam a cidade de Jericó. Tudo foi destruído, porém nada aconteceu com Raabe e sua família,que passaram a viver juntos com o povo de Deus



HISTÓRIA E RAABE

TEXTO BÍBLICO: JOSUÉ 2; JOSUÉ 6: 22-25.

v OBJETIVO: Mostrar para a criança que Raabe acreditou em Deus e ajudou o povo de Deus. E salvou todas sua família; Raabe acreditou e por isso toda a família dela foi salva. Levar a criança a saber que se ela acreditar vai levar salvação para toda casa dela: mamãe, papai, irmãos, irmãs... todos

v SUGESTÃO PARA DESENVOLVIMENTO DA AULA:
1. Entre vestida (o) como um espião. Você pode usar uma capa, ou um óculos escuro e dramatizar como se
estivesse observando e anotando as coisas do kids.
Você sabe o que é espia ou espião?
É como se fosse um agente secreto. Vocês conhecem algum agente secreto? (007 é o mais famoso, não é?)
O que faz um agente secreto; um espião? (dramatize)
2. Providencie um pouco de palha
3. Providencie um “cordão vermelho”
4. Providencie também uma roupa para dramatizar Raabe (um pano para por na cabeça)

Antes dos muros de Jericó caírem. Josué mandou dois agentes secretos lá na cidade de Jericó, para espiar a terra. Eles foram disfarçados e ninguém poderia saber que eram eles, porque se eles fossem descobertos. Ihhh!! O rei ia certamente mandar mata-los, porque era o povo inimigo. Vamos brincar um pouco de espião?
Como será que eles entraram? (Dramatize com as crianças: andando na ponta dos pés e olhando para os lados ... escondendo-se atrás das coisas)
Então,... Eles chegaram à cidade e se esconderam, eles acabaram entrando na casa de uma moça chamada RAABE. (vamos repetir o nome dela? - RAABE) Essa moça deixou que eles ficassem na cada dela e eles pousaram lá naquela noite.
Alguém os descobriu e foi denunciar (dedurar) para o Rei:
- Rei tem dois espiões aqui lá o povo de Israel. Nós ficamos sabendo que eles estão lá na casa da RAABE. Aquele povo que tem um deus que secou as águas do Mar e eles atravessaram quando eles saíram do Egito; e que já destruíram 2 reis!
E o rei falou:
_ Guardas, vasculhem, tudo, todas as casas. Vão à casa de Raabe traga-os aqui!! Vamos... Rápido!!
Os guardas saíram com suas espadas e foram em todas as casas e também na casa de Raabe.
Será que RAABE vai entregá-los???

Que surpresa.!! RAABE escondeu aqueles 2 homens debaixo dumas palhas lá em cima na laje do telhado! (Mostre a palha)
Os soldados chegaram e já foram entrando.:
- Onde estão os homens que vieram aqui na sua casa. Eles são espiões! Vamos... Vamos... Mostre-nos onde eles estão !!
E raabe disse:
- Eles não estão mais aqui... Eles já foram embora... Se vocês saírem depressa vocês ainda vão alcançá-los!
Daí... os guardas foram embora. E quando eles saíram, Raabe subiu depressa lá no telhado e falou com eles.
- Eu acredito no Deus de vocês. Eu sei que Ele fez milagres. Aqui está todo mundo com medo de vocês. Eu acredito que o seu Deus é o Deus de verdade, então quero combinar uma coisa com vocês. Eu não quero morrer e nem quero que ninguém da minha família morra nem meu pai, nem minha mãe, nem meus irmãos e nem minhas irmãs. Então da mesma maneira que eu ajudei vocês. Eu peço que vocês me ajudem e salve a mim e a minha família, quando vocês vierem para destruir a cidade.
Raabe pegou um cordão vermelho e pos na janela (mostre) para os espias descerem por ele, pelo muro.
Então eles combinaram para ela colocar o cordão vermelho na janela e todos da família dela tinham que ficar dentro de casa. E quando eles vissem o cordão vermelho, eles saberiam que aquela era a casa dela.
Eles foram embora. Fugiram pela janela pelo cordão.
E Raabe então amarrou o cordão na sua janela.
E no dia que eles destruíram Jericó. Eles viram o cordão. Eles entraram na casa dela e salvaram RAABE e toda sua família.
Raabe foi a única que foi salva com sua família. O resto foi tudo destruído. Só ele e sua casa se salvaram, Porque ela tinha salvado também os dois espias.

 SITUAÇÃO DA CRIANÇA
Olha só que grande livramento. Todos de Jericó morreram, porque os muros foram destruídos e também toda a cidade. Só uma família se salvou. Foi a Família de RAABE. Tudo porque Raabe foi muito esperta e ajudou os espias. Mas o que realmente salvou Raabe foi que ele acreditou que o Deus de Israel, era o deus de verdade. E Raabe passou a fazer parte do povo de Deus.
Tem alguém na sua família na sua casa que ainda não acredita em Deus? Que ainda não tem Jesus nbo coração.
A Bíblia tem um versículo que diz:
“Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa”. (Atos 16:31)
Você acredita em Deus e acredita em Jesus? Então vamos falar os nomes da família. (Anote os nome numa folha grande) vamos orar e vamos colocar nossas mãos e Deus vai trazer salvação a casa de cada um, amem?!

Ore com as crianças e profetize salvação na família delas.

“Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e a tua casa”. (Atos 16:31)


OS JOVENS NA FORNALHA - DN 1.1-30

O rei Nabucodonosor mandou fazer uma estátua que media vinte e sete metros de altura por dois metros e setenta de largura e ordenou que a pusessem na planície de Durá, na província da Babilônia. Depois, ordenou que todos os governadores regionais, os prefeitos, os governadores das províncias, os juízes, os tesoureiros, os magistrados, os conselheiros e todas as outras autoridades viessem à cerimônia de inauguração da estátua. Todos eles vieram e ficaram de pé em frente da estátua para a cerimônia de inauguração. Aí o encarregado de anunciar o começo da cerimônia disse em voz alta: —Povos de todas as nações, raças e línguas! Quando ouvirem o som das trombetas, das flautas, das cítaras, das liras, das harpas e dos outros instrumentos musicais, ajoelhem-se todos e adorem a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor mandou fazer. Quem não se ajoelhar e não adorar a estátua será jogado na mesma hora numa fornalha acesa. Assim, logo que os instrumentos começaram a tocar, todas as pessoas que estavam ali se ajoelharam e adoraram a estátua de ouro. Foi nessa hora que alguns astrólogos aproveitaram a ocasião para acusar os judeus. Eles disseram ao rei Nabucodonosor: —Que o rei viva para sempre! O senhor deu a seguinte ordem: “Quando ouvirem o som dos instrumentos musicais, todos se ajoelharão e adorarão a estátua de ouro. Quem desobedecer a essa ordem será jogado numa fornalha acesa.” Ora, o senhor pôs como administradores da província da Babilônia alguns judeus. Esses judeus—Sadraque, Mesaque e Abede-Nego—não respeitam o senhor, não prestam culto ao deus do senhor, nem adoram a estátua de ouro que o senhor mandou fazer. Ao ouvir isso, Nabucodonosor ficou furioso e mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Eles foram levados para o lugar onde o rei estava, e ele lhes disse: —É verdade que vocês não prestam culto ao meu deus, nem adoram a estátua de ouro que eu mandei fazer? Pois bem! Será que agora vocês estão dispostos a se ajoelhar e a adorar a estátua, logo que os instrumentos musicais começarem a tocar? Se não, vocês serão jogados na mesma hora numa fornalha acesa. E quem é o deus que os poderá salvar? Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam assim: —Ó rei, nós não vamos nos defender. Pois, se o nosso Deus, a quem adoramos, quiser, ele poderá nos salvar da fornalha e nos livrar do seu poder, ó rei.E mesmo que o nosso Deus não nos salve, o senhor pode ficar sabendo que não prestaremos culto ao seu deus, nem adoraremos a estátua de ouro que o senhor mandou fazer. Ao ouvir isso, Nabucodonosor ficou furioso com os três jovens e, vermelho de raiva, mandou que se esquentasse a fornalha sete vezes mais do que de costume. Depois, mandou que os seus soldados mais fortes amarrassem Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e os jogassem na fornalha. Os três jovens, completamente vestidos com os seus mantos, capas, chapéus e todas as outras roupas, foram amarrados e jogados na fornalha. A ordem do rei tinha sido cumprida, e a fornalha estava mais quente do que nunca; por isso, as labaredas mataram os soldados que jogaram os três jovens lá dentro. E, amarrados, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego caíram na fornalha. De repente, Nabucodonosor se levantou e perguntou, muito espantado, aos seus conselheiros: —Não foram três os homens que amarramos e jogamos na fornalha? —Sim, senhor! —responderam eles. —Como é, então, que estou vendo quatro homens andando soltos na fornalha? —perguntou o rei. —Eles estão passeando lá dentro, sem sofrerem nada. E o quarto homem parece um anjo. Aí o rei chegou perto da porta da fornalha e gritou: —Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam daí e venham cá! Os três saíram da fornalha, e todas as autoridades que estavam ali chegaram perto deles e viram que o fogo não havia feito nenhum mal a eles. As labaredas não tinham chamuscado nem um cabelo da sua cabeça, as suas roupas não estavam queimadas, e eles não estavam com cheiro de fumaça. O rei gritou: —Que o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja louvado! Ele enviou o seu Anjo e salvou os seus servos, que confiam nele. Eles não cumpriram a minha ordem; pelo contrário, escolheram morrer em vez de se ajoelhar e adorar um deus que não era o deles. Por isso, ordeno que qualquer pessoa, seja qual for a sua raça, nação ou língua, que insultar o nome do Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja cortada em pedaços e que a sua casa seja completamente arrasada. Pois não há outro Deus que possa salvar como este. Então o rei Nabucodonosor colocou os três jovens em cargos ainda mais importantes na província da Babilônia


A FORMIGUINHA


Lição: Xô Preguiça!!
Base bíblica: Provérbios 6:6-11
Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas! Elas não têm líder, nem chefe, nem governador ,mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno. Preguiçoso, até quando você vai ficar deitado? Quando vai se levantar? Então o preguiçoso diz: "Eu vou dormir somente um pouquinho, vou cruzar os braços e descansar mais um pouco." Mas, enquanto ele dorme, a pobreza o atacará como um ladrão armado.
Texto Pra decorar: Se perseverarmos, com Ele também reinaremos, se o negarmos, também Ele nos negará. 2a Timóteo 2:12
Objetivos: que a criança ...
Aprenda o que é perseverança. 
Entenda que todo vencedor persevera no seu propósito.
Que a criança abandone toda preguiça.
Quebra-gelo: Colocando as anteninhas na formiga
Material: Duas copias da cabeça da formiga. (debaixo de estudo) . 
2 Lenços ou panos pra vendar os olhos. 
2 Lápis.
Dividir a célula em dois grupos. Cada grupo escolhe um representante ao que se vendarão os olhos. 
As folhas serão fixadas na parede. Os dois ao sinal do líder deverão, de olhos vendados e com lápis em mãos, tentar colocar as 2 anteninhas na cabeça da sua formiga. Os integrantes do grupo podem orientar com palavras o lugar correto de fazer as antenas. Ganha o grupo que conseguir colocar as anteninhas no lugar correto em menos tempo.

Xô Preguiça!!
A Palavra de Deus muitas vezes fala da vida da gente comparando nossas atitudes e caráter a determinados animais. Fala da formiga pra falar do preguiçoso, das águias, dos pintinhos, do leão,da ovelha, do porco, do jumento, do boi, da vaca, do gafanhoto, etc.
Como é linda a Palavra de Deus!!!
Hoje vamos falar da formiga. O que você sabe do comportamento dela?
Sim, ela é perseverante, obediente, sabe trabalhar em grupo, cada uma exerce uma função que abençoa a comunidade toda, etc.
Nós como filhos de Deus vencedores também temos que desenvolver essas qualidades. Vou contar pra vocês uma historinha.
Há alguns anos atrás na China Comunista havia uma grande perseguição aos cristãos. Os comunistas os perseguiam e pegavam os crentes, torturando-os até eles renunciarem a sua fé em Jesus Cristo. Não contentes com isso fazim até que xingassem o Senhor. Também as pessoas que possuíam Bíblias eram pressas, atormentadas e até mortas. Todas as Bíblias e livros evangélicos eram queimados. Pastores e líderes evangélicos eram alvo de muita perseguição e morte. Muitos crentes só viviam fugindo, mal se alimentavam e dormiam por causa da sua fidelidade e perseverança em pregar o evangelho, e e também porque vigiavam para não ser pegos pelo exercito vermelho (comunista). Figura 1

Um missionário muito fiel conseguiu fugir pela selva enquanto o exercito capturava e espancava muitos crentes numa vila onde o evangelho era pregado. Correu por muitas horas temendo pela sua vida. Figura 2

Até que encontrou uma velha casa abandonada, em ruínas. Entrou para se esconder do exercito. Figura 3

O missionário estava muito triste, cansado, com frio e muita fome. Fechou os olhos e começou a chorar amargamente. Nesse momento se lembrou das palavras que um homem que o tinha denunciado na cidade para o exercito disse para ele: “Se você continua pregando o mataremos. Se você renuncia a Jesus e desiste de ser crente deixaremos você viver e o perdoaremos”. O Missionário chorou mais alto e se sentiu tentado a abandonar o Senhor Jesus. Pensou que o único caminho para viver era desistir da fé. Figura 4

Enquanto pensava nisto abriu os olhos e viu uma pequena formiga que carregava um grão de trigo três vezes maior do que ela. Ela estava tentando subir o grão de trigo pela parede com muita insistência. Figura 5

A pequena formiga subia um trechinho e caia novamente. Ela pegava novamente o grão e tentava subir de novo. O crente ficou admirado com o trabalho da formiguinha e decidiu contar os intentos da formiga para subir a parede. Contou 69 vezes! Figura 6

Quando chegou ao intento número 70, a formiguinha conseguiu vencer! Ela conseguiu subir a parede com o grão nas costas! Enquanto a formiguinha trabalhava o crente muito emocionado escutou a voz do Senhor no seu coração dizendo: “Meu filho não desista, seja como essa formiguinha perseverante! Eu estou contigo, eu te amo. Necessito muito de você para pregar o evangelho às pessoas que não me conhecem. Não tema, nada irá acontecer com você!”. O
missionário chorando olhou para a formiguinha e disse: “Obrigado pequena amiga, você acaba de me dar uma grande lição. Serei corajoso e perseverarei até o fim”. Figura 7

E caindo de joelhos orou a Senhor pedindo perdão por ter pensado em desistir e disse: “Obrigado Senhor por ter enviado essa formiguinha para que pudesse aprender com ela. Eu não me renderei! Não voltarei atrás nem um pouquinho! Perseverarei até o fim! Serei fiel até a morte!
Ajude-me meu Deus, em nome de Jesus amém”.
E o missionário continuou perseverante pregando o evangelho para muitas pessoas e lembrando sempre da perseverante formiguinha. Figura 8

# O que é a perseverança?
# Veja o texto de 2a Timóteo 2:12. O que é necessário para reinar com Cristo e ser um vencedor?
(perseverar e não negar ao Senhor)
# Veja o texto de Provérbios 6: 6 ao 11. Qual é a inimiga da perseverança? (a preguiça ficar deitado todo o tempo ou só assistindo tv e não fazer as tarefas e coisas que nos pedem para  fazer, ser desobedientes aos nos pais e autoridades)
# Você é preguiçoso? Você começa a fazer alguma coisa e desiste? Quais coisas?
# Você persevera em ler a Bíblia, orar, ir à célula e no culto? Por quê?
# O que você deve fazer para ser uma criança perseverante?
Líder ministre fazendo uma oração para rejeitar a preguiça e a desistência.
SINTOMAS DE UM PORTADOR DO 'AEDIS PREGUISSITOS':
( P S D A )
Paralisia
Sonolência
Displicência
Amanhecência ( Amanhã eu faço, amanhã termino...amanhã...amanhã eu começo....)
MEDIDAS PREVENTIVAS E DE COMBATE PARA NÃO SE CONTAMINAR COM O 'AEDIS PREGUISSITOS'

1. Ocupação decida fazer algo em casa, como arrumar a cama,lavar a louça ou até na igreja. Pode ler um livro, até a Bíblia!
2. Movimento Faça uma boa ação: visite alguém que faltou a aula, de um telefonema.
3. Diligência Faça algo, mas faça bem feito, faça da melhor maneira.
4. Alternativas Assuma um compromisso na igreja, algo semanal ou mensal. Mas não deixe as pessoas "na mão".Assuma e cumpra o compromisso, e não seja daqueles que assumem e somem! Tb pode assumir um compromisso em casa, como uma vez por semana lavar a louça, etc.
Atenção! Notícia extra! Plantão m.infantil!
"Cientistas após anos de pesquisa descobriram na Bíblia um inseto que traz a vacina para matar o "Aedis Preguissitos". Este inseto é a FORMIGA, portanto está aberta a campanha de vacinação.
é a vacina VTCAFOP

Vai Ter Com A Formiga O Preguiçoso (Pv 6.6)

Termine a aula com um frasco com água e um conta-gotas e na saída dos alunos aplique uma 'gotinha" em cada aluno se vacinando contra a preguiça.


ABECEDÁRIO DO PAPAI
A – Amigo   ,B – Bonito.  C – Carinhoso,  D - Dedicado,   E - Elegante
F – Feliz  G – Gentil   H – Honesto    I – Inteligente   J - Justo
L – Legal   M – Modesto   N – Natural   O – Organizado   P - Protetor
Q – Querido   R – Risonho  S – Sincero   T – Trabalhador  U - Único
V – Verdadeiro  X – Xodó   Z – Zeloso

Este e o nosso pai
DRAMATIZAÇÃO:
Três crianças: uma com um paletó de adulto, outra com um cinto e outra calçando sapatos de homem:

1ª Criança - O paletó do papai é grande!
O amor do papai por mim,
Também é grande assim.
2ª Criança - O cinto do papai dá duas voltas em mim.
Comprida desse jeito,
É a paciência do papai comigo.
3ª Criança - Os sapatos do papai são largos e fortes.
Forte assim, é o apoio que o papai me dá
E larga a sua proteção. 

Este é o meu Papai (jogralzinho)
Veja só o meu papai,
Anda sempre bonitinho! Criança vestida de terno
Com a roupa bem lavada,
Com seu terno passadinho.

Vai cedinho trabalhar,
Com a sua marmitinha,( criança com roupa de trabalho e carrega marmita)
Sempre forte e bem disposto,  
Vem e beija o meu rostinho.

Quando volta está cansado! Criança bem arrumada
Mesmo assim vem animado, com a bíblia na mão
Pra fazer outro trabalho,
Que meu Jesus tem mandado.

Mas por trás disso tudinho. Criança com lenço Na cabeça e um avetal
Está uma pessoa bem lindinha! 
Sabe de quem é meu papai? 
Da minha mamãezinha querida!

Que está sempre ao seu lado. 
Lavando, passando e orando.
Deixando seu terno arrumadinho! Criança avental e ferro
E sempre o acompanhando!

Falam todos juntos
Muito obrigado Senhor!
Pelo papai que temos
Por nosso lar, tão feliz cheio de paz e amor!


Uma peça muuuito legal!! 
Crie uma trilha sonora para cada pai entrar, fica 10!!!!

Narrador: Atenção, Senhoras e Senhores. O que vocês vão assistir agora é uma ficção. Qualquer semelhança terá sido mera coincidência! 
Entram as crianças, conversando preocupadamente. 
Criança 01: Calma! Nós vamos encontrar. Vamos ver... Onde a gente pode começar a procurar? Ah! Tive um a idéia. Vamos até o shopping. 
Criança 02: É mesmo dizem que lá vendem de tudo. Pode ser que venda pai também! 
As crianças saem de cena. Quando o narrador começar a falar elas entram novamente em cena. 
Narrador: As crianças correm para o shopping. Andam de um lado para o outro, olhando em todas as lojas, mas não encontram nada. Quando estão quase desistindo, uma das crianças vê uma placa grande e bonita. Que surpresa para eles! A placa dizia... "Temos todos os tipos de pais". 
As duas crianças se aproximam para ler a placa, quando chega o vendedor. 
Vendedor Pois não? Posso ajudar vocês? 
Criança 01: Acho que sim. 
Vendedor: O que vocês estão procurando? 
Criança 02: Nós estamos querendo um pai. 
Criança 01: E o cartaz diz que aqui tem todo tipo de pai. 
Criança 02: É isso mesmo, "a gente" quer um pai para cuidar de nós! Você tem algum aí? 
Vendedor: Um, não.Vários. Vocês vieram ao lugar certo. Aqui nós temos todos tipos de pais. Eu vou chamar um por um, aí vocês escolhem! 
Entra o Pai Esportista - vestido com roupa de ginástica, saltitando e fazendo polichinelos. 
Vendedor: Fiquem a vontade..... 
As crianças espantadas se aproximam para conversar 
Criança 01: O senhor quer ser o nosso pai? 
Pai esportista (Toma as mãos das crianças e move para cima e para baixo com ritmo e começa a fazer ginástica).: Venham pra cá e façam como eu. Vocês estão fora de forma. 
Criança 01: O senhor ainda não respondeu quer ser o nosso pai? 
Pai esportista: Claro! Vocês estão mesmo precisando de ginástica. Vocês treinarão duro para ter um corpo de atleta como o meu e comerão somente o necessário. Nada de comer doces, salgadinhos, refrigerantes... 
Criança 02: Mas fora tudo isso aí que o senhor falou, o que mais o senhor pode nos dar? 
Pai esportista: Bem deixe-me pensar... Mais nada! Vocês serão atletas... querem mais? 
Pai sai saltitando 
Criança 01: Ih, esse pai esportista não daria certo nunca! Imagina só até sermos atletas estaríamos um palito! 
Criança 02O jeito é continuar procurando... Não podemos desanimar! 

Entra o pai desleixado, mal vestido, barba por fazer, andar desligado, olhando pros lados. 
Criança 02: O senhor quer ser nosso pai? 
Pai desleixado: Vou pensar... Pode ser! Vai ser manero; mais já vou falar logo vocês podem comer besteiras, não precisam escovar os dentes, não precisam ir pra escola e muito menos para a igreja. 
Criança 01: Esse aí tem um parafuso a menos. 
Criança 02: É... Está realmente difícil! 
O pai desleixado fica num canto. 
Entra Papai Noel, carregando uma sacola pesada, rindo "ho,ho,ho" e badalando um sino. 
Criança 01: Este aqui parece ser legal! 
Criança 02: E o senhor quer ser o nosso pai? 
Pai Noel: Quero sim, nós vamos nos divertir muito. Tenho sempre muitos presentes para vocês, mas eu só apareço no fim do ano e vocês terão que ficar sozinhos. 
As crianças balançam a cabeça e fazem cara de desânimo.

 Papai Noel pega o pai desleixado pelo braço e os dois saem de cena. 
Entra o Pai espião, roupa preta, olhando por cima do ombro para ver se não está sendo seguido 
Criança 01: Você quer ser o nosso pai? 
Criança 02: Só se o senhor quiser! (olhando em volta para ver o que o pai está procurando). 
Pai espião: Vocês que sabem... Minha vida é uma grande aventura, vocês não terão um dia como o outro, terão que estar sempre fugindo sem descanso. Vocês escolhem. 
Criança 01: Acho melhor não... Mas muito obrigado! 
Sai o pai espião, e entra o pai desconfiado - braços cruzados e não olha ninguém no olho. 
Criança 02: E o senhor quer ser o nosso pai? 
Pai desconfiado: Sei não, vocês estão me parecendo encrenca! Acho melhor vocês procurarem outro pai. (e sai de cena) 
As crianças sentam no chão de cabeça baixa, desanimadas 
Criança 01: Nós não vamos encontrar... 
Entra o vendedor 
Vendedor: O que foi com vocês? Estão tristes? 
Criança 02: É, você acha que está fácil? Mas, não está não! 
Vendedor: Ainda não acabou; só tenho mais um. Quem sabe?
O vendedor vai chamar o último pai e as crianças olham ficam olhando. 
Entra o pai cristão, roupas normais, com sorriso franco, se abaixa para falar com as crianças e as olha no olho. 
Criança 01 Será? E o senhor, quer ser o nosso pai?
Pai Cristão: Claro que sim! Sempre cabe mais um no coração de um pai cristão. O que eu aprendi de Deus, ensinarei a vocês: que a salvação está em Cristo Jesus e a comunhão com os irmãos! Teremos momentos difíceis e também momentos bons; mas, seremos felizes. 
O pai dá as mãos às crianças e se coloca em postura de oração:
Direi como o rei Salomão:"Dize à sabedoria: tu és a minha irmã e à prudência chama tua parenta". Rogo a Deus que me faça sábio e prudente para poder dar sólida educação cristã a meus filhos. Amém. 
De mãos dadas SAE com as crianças











Nenhum comentário:

Postar um comentário