LIÇÃO 1: NOÉ ERA UM HOMEM MUITO OBEDIENTE
Principio: Deus quer que obedeçamos sempre.
Texto para decorar: …
“nós obedeceremos ao Senhor, nosso Deus” Jeremias 42:6
Objetivos educativos: No final da aula as crianças
poderão: - Saber quem foi Noé. - Saber que ordem deu Deus a Noé.
- Entender a importância de obedecer. -Aprender ou afirmar a
noção de espaço DENTRO e FORA através de um jogo. MATERIAIS NECESSÁRIOS Um Guarda-chuva.
Uma caixa de papelão bem grande.
Desenhos coloridos para visualizar. Uma copia de cada atividade para
as crianças. Giz de cera. Cola e tesoura. Antes de iniciar as atividades,
faça uma breve oração e peça as crianças para repetir, todos de mãos dadas.
Depois dê um abraço bem carinhoso para cada um e peça para que eles façam o
mesmo com as outras crianças. Cante algum louvor onde às crianças tenham a
liberdade de gesticular e brincar, tente achar louvores adequadas com a serie
de lições que estudaremos. Sugestão: Crianças Diante do Trono: A Arca de Noé.
MÚSICA: A ARCA ( FAIXA 9)
HORA DA PALAVRA Dramatize uma chuva forte e pegue o
guarda-chuva. Simule que o está usando para se proteger. Depois pergunte para
que serve o guarda-chuva. Seguidamente pegue a caixa de papelão grande e diga
que é um barco. (Se quiser pode enfeitá-la para que se pareça com um barco)
Pergunta -Para que serve um barco? Convide algumas crianças para entrar “no
barco”. - Precisamos de um barco aqui na nossa salinha? Não! Aonde que um barco
é útil? Sim, na água, no rio ou no mar! Alguém aqui viajou de barco ou bote?
Como foi? Hoje conheceremos um homem que construiu um barco enorme!
Tão grande que não caberia dentro da nossa salinha. Vocês sabem o nome dele?
-Sim, foi Noé! Figura 1 Há muitos anos viveu um homem chamado Noé. A historia
dele está escrita na Bíblia em Gênesis. (Mostre a Bíblia) Noé era um
bom homem que amava a Deus e que O adorava. Ele era amigo de Deus. Naquele
tempo havia muita maldade sobre a terra. Ninguém queria saber de Deus e cada um
fazia o que bem lhe apetecia. O coração de Deus estava muito triste porque ao
olhar para a terra só via maldade. Figura 2 Então Deus disse a Noé: “Faça um
barco bem grande, uma arca. Vou mandar uma chuva muito forte, um dilúvio, e
destruir a terra e seus habitantes. E nessa arca entrarão você, sua família e um
casal de cada animal da terra”. O que vocês acham que Noé fez? (Deixe eles
responder) -Sim, ele OBEDECEU! O que é obedecer? (Deixe eles responder) Muito
bem! Obedecer é fazer o que nos mandam. Figura 3 Noé era um homem muito
obediente! E com ajuda dos seus três filhos, Noé fez tudo o que Deus dissera
direitinho. Ainda que as pessoas ficassem rindo dele. E vejam só! A arca ficou
linda! Na bíblia em Jeremias 42:6 diz “nós obedeceremos ao Senhor, nosso Deus”
E você é uma criança obediente? (Deixe eles responder) Vamos pedir a Deus que
nos dê um coração obediente igual ao de Noé? HORA DE ORAR: Faça uma oração com
eles de mãos dadas, pedindo a Deus um coração obediente igual ao de Noé. Peça
para que eles repitam. HORA DE BRINCAR: Com esta brincadeira reforçaremos nos
bebês a noção de espaço
DENTRO e FORA Faça um circulo grande de giz no chão e
diga para os pequenos que essa é “ARCA
DE NOÉ” e quando você disser
“DENTRO” eles devem pular dentro e quando disser “FORA” eles devem pular fora. Quem errar sai do jogo. ATIVIDADE:
Entregue uma folinha com a copia da atividade para cada criança. Peça para
pintar e depois ajude-as a recortar a janelinha e pregar na arca. Atividade
LIÇÃO
2: DEUS CRIOU OS ANIMAIS! O LEÃO.
Principio: Deus criou
todos os animaizinhos. E: O medo não é de Deus. Texto para decorar: …
“Deus fez os animais” Gênesis 1:25
Objetivos educativos: No final da aula as crianças
poderão: - Saber que foi Deus que criou todos os animais.
- Conhecer que Jesus é chamado de Leão. - Rejeitar o medo. - Ensinar
ou reforçar o conhecimento da palavra casal, e do número UM e o DOIS a
través de uma brincadeira.
MATERIAIS NECESSÁRIOS Desenhos coloridos
para visualizar. Uma copia de cada atividade para as crianças. Giz de
cera. Cola e tesoura. Cartolina para pregar o leão. Dois animais da mesma raça
de plástico ou de pelúcia. O número UM e o número DOIS recortados numa
cartolina bem grande. (Ver hora de brincar) Antes de iniciar as
atividades, faça uma breve oração e peça as crianças para repetir, todos de
mãos dadas. Depois dê um abraço bem carinhoso para cada um e peça para que eles
façam o mesmo com as outras crianças. Cante algum louvor onde as crianças
tenham a liberdade de gesticular e brincar, tente achar louvores adequadas com
a serie de lições que estudaremos. Sugestão: Crianças Diante do Trono: A
Arca de Noé. Musica: bichos grandes e pequenos! (faixa 13) Hora da
Palavra Vocês lembram que na semana passada conhecemos um homem muito
obediente? Deus mandara que ele construísse um enorme barco, uma arca,
porque enviaria uma chuva muito forte sobre a terra. Como se chamava esse
homem? Sim, seu nome era Noé! Figura 1 Pois é, Noé fez direitinho tudo o que
Deus dissera. E uma vez que terminou a arca, com ajuda dos seus filhos, Deus
começou a enviar um casal de cada animal! Um casal são quantos animais? Sim são
dois! UM (mostre um dos animais de pelúcia ou plástico) e DOIS (mostre o
segundo animal) Vejam no desenho quantos animais diferentes entraram na arca!
Quantos animais vocês conhecem? Vejamos, eu vou imitar um animal e vocês tem
que adivinhar que animal é. (Líder faça gestos ou sons de diferentes animais
para que eles acertem) E vocês sabem me dizer quem é que criou os animais?
Claro! Foi o nosso querido Deus! Na bíblia (mostre a bíblia) no primeiro livro,
em Gênesis 1:25 disse que … “Deus fez os animais” Quem gosta de animais aqui!
Já imaginou a vida sem essa linda criação de Deus? Por isso Deus fez com que
entrassem um casal de cada animal para que fossem salvos do dilúvio. Que animal
você gosta e por quê? (deixe eles responder, um de cada vez) Depois que eles
terminem diga: Eu gosto de um animal muito corajoso. Querem ver? Figura
2 (mostre) É o Leão! Quem sabe rugir como o Leão? (Deixe eles imitar)
Sabiam que o leão é muito corajoso?! Ele é o único animal na floresta que não
tem medo de nada! Quando ele ruge, toda a floresta fica quietinha. Por isso é
chamado de rei da selva! Vocês sabiam que Jesus é como um Leão. A Bíblia disse
que Ele é o Leão da Tribo de Judá. É chamado assim porque é muito corajoso,
vencedor e não tem medo de nada! Tem alguma coisa que você tenha medo? (deixe
eles responder, um de cada vez) Você não deve ter medo porque o Leão Jesus mora
dentro do seu coração! Com Ele vencemos em todos os momentos e lugares! Quando
o medo tente te assustar diga.
EU SOU CORAJOSO COMO JESUS! Hora de orar: Se
tiver algum bebê novo pergunte se quer que Jesus, o Leão, more no seu coração.
Depois faça uma oração e peça para os pequenos repetir. Ore renunciando ao medo
das coisas específicas que eles contaram. Declare orando que eles não têm medo
porque Jesus mora dentro do coração. Hora de Brincar: Pegue uma cartolina
colorida e recorte um número 1 (UM) bem grande. Depois pegue uma cartolina de
outra cor e recorte o número 2 (DOIS). Mostre para eles e diga: Que números são
estes? (pode ter vários bebês que não saibam o número) (mostre o um) -Sim é o
1! E este? (mostre o 2) Sim é o dois. Quando eu mostrar e disser
o NÚMERO UM você levanta as mãos e não toca em ninguém, porque você é
apenas UM. E quando eu mostrar e disser NÚMERO DOIS você procura
um coleguinha e o abraça, porque juntos são um casal, ou
seja DOIS. Quem errar fica fora. Atividade: Leve as peças do rosto do
leão já recortadas e pregadas sobre uma cartolina. Peça para as crianças pintar
o rosto e a boca do leão e depois cole a boca do leão atrás do rosto. A boca
deverá aparecer um pouco e ela poderá se abrir. Quando terminarem peça para as
crianças brincar abrindo a boca e rugindo como Leão. (Veja a foto do
exemplo)
LIÇÃO 3: DEUS CRIOU OS ANIMAIS! A GIRAFA.
Principio: Devo-me alimentar corretamente para
crescer saudável.
Texto para decorar: …
“Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça” Lucas 2:52 Objetivos
educativos: No final da aula as crianças poderão: - Saber que foi Deus que
criou todos os animais. - Saber que nos
devemos alimentar corretamente. - Aprender ou afirmar a
noção de espaço ALTO e BAIXO através de uma brincadeira. MATERIAIS NECESSÁRIOS
Desenhos coloridos para visualizar. Uma copia de cada atividade para
as crianças. Papeizinhos coloridos. Cola. Antes de iniciar as atividades,
faça uma breve oração e peça as crianças para repetir, todos de mãos dadas.
Depois dê um abraço bem carinhoso para cada um e peça para que eles façam o
mesmo com as outras crianças. Cante algum louvor onde as crianças tenham a
liberdade de gesticular e brincar, tente achar louvores adequadas com a
serie de lições que estudaremos. Sugestão: Crianças Diante do Trono: A Arca de
Noé. Musica: bichos grandes e pequenos! (faixa 13) Hora da Palavra
Vocês lembram que na semana passada aprendemos que Noé fez direitinho tudo o
que Deus dissera. Ele terminou a arca, com ajuda dos seus filhos, e foi então
que Deus começou a enviar um casal de cada animal! Vocês lembram que
animais entraram na arca? (deixe as crianças falar) E vocês sabem fazer os sons
ou imitar o comportamento de esses animais? (deixe-os fazer) E vocês sabem me
dizer quem é que criou os animais? Claro! Foi o nosso querido Deus! Na bíblia
(mostre a bíblia) no primeiro livro, em Gênesis 1:25 disse que … “Deus fez os
animais” Na semana passada, também falamos de um animal que não tem medo de
nada! Quem era esse animal? Sim o Leão! Quem gosta de animais aqui! Já imaginou
a vida sem essa linda criação de Deus? Por isso Deus fez com que entrassem um
casal de cada animal para que fossem salvos do dilúvio. De qual animal você
gosta e por quê? (deixe-os responder, um de cada vez) Depois que eles terminem
diga: Hoje vamos falar de um animal alto, alto, alto, muito alto.
(levante a mão e fique na ponta dos pés dramatizando algo muito alto) Alguém
sabe que animal é? (deixe-os responder) Mostre a figura 1 Sim! É a girafa! A
girafa é um animal muito alto, alto, alto, muito alto.(levante novamente a mão
e fique na ponta dos pés dramatizando algo muito alto). Peça para os bebês
ficar de pé e fazer igual enquanto dizem alto, alto, alto…. Vocês sabiam
que todos nós crescemos e ficamos altos, altos, altos, altos e fortes
(dramatize). Quem aqui sabia que o Senhor Jesus foi uma criança muito
obediente? A bíblia (mostre a Bíblia) disse que Jesus era uma criança que
crescia saudável. Ele crescia sendo abençoado por Deus, crescia sendo obediente
e também crescia de tamanho, de estatura! Ele foi ficando forte e alto, alto,
alto… (dramatize) Quem aqui quer ficar alto, alto, alto, alto… ? (dramatize)
Mas para ficarmos altos devemos nos alimentar muito bem. Devemos comer
alimentos que nos ajudam a crescer fortes. Alguém pode me dizer que alimentos
são esses? (deixe-os responder) Mostre a figura 2 Sim, são legumes, vegetais,
frutas, leitinho, carninha, arroz feijão!!! Ummm me deu até fome de tanto falar
de comidinha. Que frutas vocês conhecem? (deixe-os responder) Que verduras
vocês conhecem? (deixe-os responder) Vocês acreditam que tem criança que só
quer comer salgadinhos, bolacha recheadas, batatas fritas, sorvete e
refrigerante? Se comermos somente essas comidas ficaremos baixotinhos,
baixotinhos, baixotinhos! (dramatize) Quem aqui quer ser alto, alto, alto,
alto? (dramatize) Então tem que comer muitos legumes, vegetais, frutas,
leitinho, carninha, arroz feijão! Tampouco adianta comer somente carninha e
arroz. Porque pode fazer mal à nossa barriguinha. Quem aqui vai começar a comer
verdurinhas!!! Eu amo verdurinha!! Quem aqui ama frutinhas e verduras!!!
(deixe-os responder) Então ficaremos altos e fortes como Jesus! Hora de orar:
Ore pela saúde física das crianças, peça para elas repetir. Ore pedindo perdão
por todas as vezes que deram trabalhos para se alimentar corretamente e que
faça uma oração dizendo que irão crescer fortes e saudáveis iguais Jesus.
Atividade: Entregue uma folhinha para cada criança. Hora de Brincar: Faremos a
brincadeira do “vivo” “morto” com uma variante em lugar de dizer vivo morto
diremos. ‘ALTO” e ‘BAIXO” Quando disser alto as crianças devem ficar em pé com
os braços estendidos para cima e quando dizer “BAIXO” elas deverão se abaixar
tocando o chão. Quem errar sai do jogo.
4: DEUS CRIOU OS ANIMAIS! O CACHORRO
Principio: Devo ser uma criança amável e querida
com meus amiguinhos.
Texto para decorar: …
“amem uns aos outros” João 13:34 Objetivos educativos: No final da aula as
crianças poderão: - Saber que foi Deus que criou todos os animais. - Saber que
devemos ser queridos com os nossos amiguinhos. - Aprender ou afirmar
a noção de espaço DENTRO e FORA através de uma brincadeira. MATERIAIS
NECESSÁRIOS Desenhos coloridos para visualizar. Uma copia de cada atividade
para as crianças. Giz de cera. Cola e tesoura. Cartolina. Elástico para
amarrar a máscara de cada criança. Antes de iniciar as atividades, faça
uma breve oração e peça as crianças para repetir, todos de mãos dadas. Depois
dê um abraço bem carinhoso para cada um e peça para que eles façam o mesmo com
as outras crianças. Cante algum louvor onde as crianças tenham a liberdade de
gesticular e brincar, tente achar louvores adequadas com a serie de lições
que estudaremos. Sugestão: Crianças Diante do Trono: A Arca de Noé.
Musica: bichos grandes e pequenos! (faixa 13) Hora da Palavra Vocês
lembram que aprendemos que Noé fez direitinho tudo o que Deus dissera. Ele
terminou a arca, com ajuda dos seus filhos, e foi então que Deus começou a
enviar um casal de cada animal! Vocês lembram que animais entraram na
arca? (deixe as crianças falar) E vocês sabem fazer os sons ou imitar o
comportamento de esses animais? (deixe eles fazer) E vocês sabem me dizer quem
é que criou os animais? Claro! Foi o nosso querido Deus! Na bíblia (mostre a
bíblia) no primeiro livro, em Gênesis 1:25 disse que … “Deus fez os animais” Na
semana passada, também falamos de um animal ALTO, ALTO, ALTO, ALTO (levante a
mão e fique na ponta dos pés dramatizando algo muito alto). Peça para os bebês
ficar de pé e fazer igual enquanto dizem alto, alto, alto…. Vocês lembram qual
era esse animal? Sim era a girafa! Quem gosta de animais aqui! Já imaginaram a
vida sem essa linda criação de Deus? Por isso Deus fez com que entrassem um
casal de cada animal para que fossem salvos do dilúvio. E vocês comeram
verdurinhas e frutinhas nesta semana? Quais? (Deixe eles falar) De qual animal
você gosta e por quê? (deixe eles responder, um de cada vez) Depois que eles
terminem diga: Hoje vamos falar de um animal que é conhecido como o melhor
amigo do homem! Alguém sabe que animal é? (deixe eles responder) Mostre a
figura 1 Sim, é o cachorro!!! Alguém aqui sabe
imitar um
cachorrinho? Como ele anda, toma água, como ele late ou brinca? (deixe eles
imitar) Quem tem um cachorrinho como mascote? (deixe eles responder) Qual é o
nome dele/a? Todo mundo conhece o cachorro como um amigo muito fiel. Eles amam
muito aos seus donos, os protegem e acompanham a todas as partes. Ele é um bom
amigo! O que é ser um bom amigo? (deixe eles responder) Com certeza é amar! O
que você acha que é amar? (deixe eles responder) O amor se mostra de varias
maneiras. Quando eu falar você vai correr e expressar o amor ao seu amiguinho
aqui. Amar é abraçar! Corra e abrace alguém. Amar é dar beijo. Corra e dê um
beijo em alguém. Amar é fazer carinho! Corra e faça carinho em alguém. Amar é
pedir perdão! Vá correndo e peça perdão para alguém. Jesus nos disse em sua
Palavra que devemos nos amar uns aos outros. Mostre a figura 2 (de cima) O que
esta menina esta fazendo no desenho? Esta visitando alguém que esta dodói. Quem
ama ora e visita. Cuida do amiguinho. (de baixo) E este outro desenho? Amar é
brincar sem brigar! Sem falar palavrão, sem bater no amiguinho. Você tem algum
amiguinho que brinca com você e que você ama muito? (deixe eles responder)
Mostre a figura 3 (No de cima) Amar é brincar, emprestar os brinquedos. É
passar um momento legal com os amigos. Tem criança que não gosta de emprestar os
seus brinquedos e que briga por qualquer motivo. Que feio! Jesus disse que
devemos nos amar! (desenho debaixo) Amar é compartilhar o que temos. Comida,
balinhas, etc. Quem aqui quer ser um bom amigo igual aos cachorrinhos? Hora de
orar: Líder faça uma oração e peça para os pequenos repetir. Ore renunciando as
brigas, e coisas que não permitem a elas serem amorosos e queridos com os
amiguinhos. Declare orando que eles serão amorosos e queridos com seus
amiguinhos. Hora de Brincar: O amor deve ser guardado DENTRO do coração.
(Coloque as duas mãos no peito) e ele deve sair pra FORA, devemos dar amor de
amor para as outras pessoas. (abra os braços) Agora vamos brincar, quando eu
disser DENTRO, todos colocam as duas mãos no peito e quando disser FORA todos
abrem os BRAÇOS. Quem errar fica fora do jogo. Atividade: Leve as peças da
máscara cachorro já recortadas e pregadas sobre uma cartolina. Peça para as
crianças pintar o rosto do cachorro e depois coloque o elástico nos furinhos.
Quando terminem podem colocar a máscara e imitar ao cachorrinho.
LIÇÃO 5: DEUS CRIOU OS ANIMAIS! A OVELHA
Principio: Devo ser uma criança mansa e obediente
como Jesus.
Texto para decorar: … “sou manso e tenho um coração
humilde” Mateus 11:29 Objetivos educativos: No final da aula
as crianças poderão: - Saber que foi Deus que criou todos os animais.
- Saber que devemos ser mansos e obedientes como Jesus. -Desenvolver a
criatividade em pequenas dramatizações. MATERIAIS NECESSÁRIOS Desenhos
coloridos para visualizar. Uma copia de cada atividade para as crianças. Giz de
cera/ lápis de cor. Cd com louvor infantil Antes de iniciar as atividades,
faça uma breve oração e peça as crianças para repetir, todos de mãos dadas.
Depois dê um abraço bem carinhoso para cada um e peça para que eles façam o
mesmo com as outras crianças. Cante algum louvor onde as crianças tenham a
liberdade de gesticular e brincar, tente achar louvores adequadas com a serie
de lições que estudaremos. Sugestão: Crianças Diante do Trono: A Arca de Noé.
Hora da Palavra Vocês lembram que aprendemos que Noé fez direitinho tudo o que
Deus dissera. Ele terminou a arca, com ajuda dos seus filhos, e foi então que
Deus começou a enviar um casal de cada animal! Vocês lembram que
animais entraram na arca? (deixe as crianças falar) E vocês sabem fazer os sons
ou imitar o comportamento de esses animais? (deixe eles fazer) E vocês sabem me
dizer quem é que criou os animais? Claro! Foi o nosso querido Deus! Na bíblia
(mostre a bíblia) no primeiro livro, em Gênesis 1:25 disse que … “Deus fez os
animais” Na semana passada, também falamos de um animal que é conhecido porque
é muito fiel e amigos das pessoas. Vocês lembram qual era esse animal? Sim era
o cachorro! Quem gosta de animais aqui! Já imaginaram a vida sem essa linda
criação de Deus? Por isso Deus fez com que entrassem um casal de cada animal
para que fossem salvos do dilúvio. E vocês foram queridos com os seus
amiguinhos? Foram bons amigos? (Deixe eles falar) De qual animal você gosta e
por quê? (deixe eles responder, um de cada vez) Depois que eles terminem diga:
Hoje vamos falar de um animal que é conhecido por ser muito obediente e manso!
Alguém sabe que animal é? (deixe eles responder) Mostre a figura 1 Sim, é a
ovelhinha e um cordeirinho!!! Alguém aqui sabe imitar uma ovelhinha? (deixe
eles imitar) Alguém aqui já viu uma ovelhinha ou um cordeirinho? (deixe eles
responder) As ovelhas e cordeirinhos (que são os filhotinhos machos de até de
um ano de idade, filho da ovelha) são animaizinhos muito mansos. Você sabe o
que é um animal mansinho? (deixe eles responder) Um animal manso, é um animal
que não oferece perigo, que não morde nem machuca ninguém. A ovelha é uns dos
animais mais obedientes e mansos, se você bater nela fica quentinha. Ela é
muito diferente de outros animais. Por exemplo o porco. Se a gente bater no
porco ele grita berrando! Mas a ovelha não, ela é um animal muito dócil e
obediente. Vocês sabiam que i na Bíblia Jesus é comparado com um
cordeirinho? Sabem por quê? Porque ele não fazia mal às pessoas, e quando era maltratado
e batiam nele, ele ficava quietinho. Ele não se vingava. Ele tinha um coração
manso e humilde! Como disse em Mateus 11:29. Jesus deseja que sejamos como Ele,
manso e humilde. A Bíblia disse que nós somos ovelhas de Jesus, e que Ele é
nosso pastor! MOSTRE A FIGURA 2 O que as crianças da figura estão fazendo?
Estão brincando sem brigar! Eles estão compartilhando os seus brinquedos. Que
bom é ser manso e querido igual uma ovelhinha!! Quem aqui gosta de brincar sem
brigar? MOSTRE A FIGURA 3 O que as crianças da figura estão fazendo? Estão
brigando? Que feio! Essas crianças não se parecem nem um pouquinho com Jesus
que era manso! Uma criança humilde não faz mal nem fala mal com as outras
crianças. Uma criança mansa é alguém que não briga, que não bate. Que não é
violenta nem ama violência. Uma criança com coração bondoso, que oferece
perdão, que mostra o amor de Jesus. Uma criança mansa obedece sem resmungar ao
papai e a mamãe. Tem crianças que desde pequenas são bravas, batem nos outros,
são birrentas. Não se parecem em nada com uma ovelha! São mais parecidas com um
porquinho! Como age uma criança mansa? (deixe eles responder) Jesus nos disse
em sua Palavra que devemos ser parecidos com Ele, devemos ser mansos como
ovelhinhas! Quando eu contar até três, todos vamos berrar igual as ovelhinhas!
Hora de orar: Líder faça uma oração e peça para os pequenos repetir. Ore
renunciando as brigas, birras, desobediências e coisas que não permitem a elas
serem mansos e queridos. Declare orando que eles serão crianças mansas e
obedientes. Hora de Brincar: Líder leia a ação e peça para as crianças
dramatizar como age uma criança mansa e uma que não é. -Mamãe pede para a gente
recolher os brinquedos que deixamos jogados na sala. Como age uma criança
mansa? Como age uma criança brava, que não é mansa? -Meu amiguinho me pede um
brinquedo emprestado. Como age uma criança mansa? Como age uma criança brava,
que não é mansa? - Papai pede para comer verdurinhas e comer toda a comidinha
que está no prato. Como age uma criança mansa? Como age uma criança brava, que
não é mansa? -Mamãe disse que agora não poderia comprar esse brinquedo. Como
age uma criança mansa? Como age uma criança brava, que não é mansa? -Meu
vizinho quebrou meu brinquedo. Como age uma criança mansa? Como age uma criança
brava, que não é mansa? -Mamãe mandou tomar banho. Como age uma criança mansa?
Como age uma criança brava, que não é mansa? Meu amiguinho me chamou para
brincar com ele de bola, mas ele sempre me bate. Como age uma criança mansa?
Como age uma criança brava, que não é mansa? A tia da salinha da igreja pediu
para ficarmos quietinhos. Como age uma criança mansa? Como age uma criança
brava, que não é mansa? Atividade: Entregue a folhinha com a atividade para as
crianças preencher e colorir.
Lição 6: Deus criou os animais! O PARDAL
Principio: Devo louvar
ao Senhor com alegria na sua casa. Texto
para decorar: … “canto com alegria ao Deus vivo”. Salmo 84:2 Objetivos
educativos: No final da aula as crianças poderão: Saber que foi Deus que
criou todos os animais. Desenvolver um carinho muito especial pela
casa do Senhor. Ser estimulados a louvar ao Senhor com danças e
muita alegria. MATERIAIS NECESSÁRIOS Desenhos coloridos para visualizar.
Uma copia de cada atividade para as crianças. Giz de cera/ lápis de cor/
cola/ algodão Cd com louvor infantil Aparelho de som e cd para a
brincadeira Antes de iniciar as atividades, faça uma breve oração e peça as
crianças para repetir, todos de mãos dadas. Depois dê um abraço bem carinhoso
para cada um e peça para que eles façam o mesmo com as outras crianças. Cante
algum louvor onde as crianças tenham a liberdade de gesticular e brincar.
Sugestão: •Aline Barros e Cia 2: Faixa 4 “Criança de Jesus”. Hora da Palavra
Vocês lembram que aprendemos que Noé fez direitinho tudo o que Deus dissera.
Ele terminou a arca, com ajuda dos seus filhos, e foi então que Deus começou a
enviar um casal de cada animal! Vocês lembram que animais entraram na arca?
(deixe as crianças falar) E vocês sabem fazer os sons ou imitar o comportamento
de esses animais? (deixe eles fazer) E vocês sabem me dizer quem é que criou os
animais? Claro! Foi o nosso querido Deus! Na bíblia (mostre a bíblia) no
primeiro livro, em Gênesis 1:25 disse que … “Deus fez os animais” Na semana
passada, também falamos de um animal que é muito mansinho e obediente. Vocês
lembram qual era esse animal? Sim era a ovelha! Quem gosta de animais aqui! Já
imaginaram a vida sem essa linda criação de Deus? Por isso Deus fez com que
entrassem um casal de cada animal para que fossem salvos do dilúvio. E vocês
foram queridos com os seus amiguinhos? Agiram com mansidão nesta semana? (Deixe
eles falar) De qual animal você gosta e por quê? (deixe eles responder, um de
cada vez) Depois que eles terminem diga: Hoje vamos falar de um animalzinho que
gosta de louvar ao Senhor com o seu canto. Alguém sabe que animal é? (deixe
eles responder) Mostre a figura 1 Sim, estamos falando do passarinho. E dentre
eles falaremos hoje do PARDAL. Alguém aqui já viu um passarinho de perto? E já
ouviu o canto dos passarinhos? O pardal é o passarinho mais comum que existe.
Eles conseguem viver bem no meu frio e no calor. Eles moram em cidades,
bem pertinho da gente. Eles constroem seus ninhos nas telhas das casas, nos
buracos de prédios, em postes, etc. A gente acha pardal em todo lugar! Mas o
que identifica o pardal é a sua alegria! Ele canta todo o dia, fica saltitando
e cantando. Quando se reúne com os outros pardais, ao entardecer, o barulho
alegre da turma é ensurdecedor! É uma turminha bem agitada e alegre. Na Bíblia
no Salmo 84 o salmista escreveu “perto dos teus altares os pardais constroem o
seu ninho, e as andorinhas fazem a sua casa, onde cuidam dos seus filhotes.
Felizes são os que moram na tua casa, sempre cantando louvores a ti!” Com certeza
podiam se ver os pardais todos os dias cantando dentro do templo, adorando a
Deus, pulando, voando. Os pardais gostavam de morar dentro do templo, porque
ali se sentiam seguros com seus filhotes, e porque gostavam de cantar adorando
ao Senhor. Mostre a figura 2 O que estas crianças estão fazendo? Quem aqui
gosta de vir à igreja para cantar e louvar ao Senhor? Quem aqui gosta de louvar
igual ao pardal? Papai do céu nos ama muitão e cuida da gente. A cada dia ele
nos abençoa. Ele é muito bom! Por isso devemos louvar ao Senhor. Você é como o
pardal que ama estar no Templo do Senhor para adorá-lo? Você canta ao Senhor
com alegria? Bate palmas, dança? Como você se comporta na hora do louvor? O
pardal adora ao Senhor cantando e nós, como podemos adorar ao Senhor? (Deixe
eles responder) Sim! Nós também podemos louvar ao Senhor com as nossas mãos,
batendo palma. (Peça para todos bater palmas ao Senhor). Também podemos cantar,
pular, dançar, levantar as mãos. Vamos colocar um louvor e adorar ao Senhor com
alegria? Hora de orar: Líder faça uma oração e peça para os pequenos repetir.
Ore pedindo perdão ao Senhor pelas vezes que não participaram do louvor ou não
O louvaram com alegria. Declare orando que adorarão ao Senhor com alegria
e muito amor. Hora de Brincar: Coloque um louvor bem movido e peça para as
crianças dançar. Depois de uns segundos desligue o som e imediatamente as
crianças devem ficar quietinhas como estátuas. Líder, faça careta engraçada,
gestos (sem tocar nelas) Quem se mexer ou rir, sai do jogo e ajuda ao líder com
gestos engraçados. Vence quem ficar por último. Atividade: Entregue uma
folhinha para cada criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário