domingo, 27 de abril de 2014

Festa dos Guarda-Chuvas

Este foi o tema para este mês de março.
Diversos tipos e formatos de guarda-chuvas enfeitavam o nosso local.

Tema este desenvolvido para mostrar a Proteção de Deus em nossa vida.

Quem tomou a frente nesta reunião foi a Tia Jú.
Ministrando juntamente com seu amigo Janjão.
E com seu marido Tio Lau.

Uma Palavra de incentivo de nosso Pastor Presidente

Teve até um musical:
Vai a valer a pena.
Representada por 03 adolescentes.
Muito lindo !!!




Culto Infantil com Tema: A festa do guarda-chuva – Tema:   Estamos protegidos por Deus.

Local:  Enfeitado com guarda-chuvas – Histórias com este material.

Recepção – Receber a criança com amor e sorrisos.

Ver como passaram a semana, ou dia.

Introdução para o culto com um boneco ou fantoche.

(Boneco) - Olá criançada !!!  Uauuu !!!  Gostei dos guarda chuvas. O h Tia , eu até  já sei para que são .

(Tia)  Sério ? Me diga, tá na cara, né...

(Boneco) - Sim. Hoje as profas  vão fazer a dança da chuva.  Quero ficar aqui só vendo. Vai ser uma graça.

(Tia)- Não . Tu tá por fora. Hoje é a nossa festa do guarda chuva.  Sabe o que o guarda chuva nos lembra ?

(Boneco) - De chuvaaaaaa !!!

(Tia) - Também. Mas o guarda chuva nos lembra de proteção. Ele nos protege da chuva, pode nos proteger do sol.

Então me faz lembrar que todos nós somos protegidos todos os dias.  Por Deus.

(Boneco) - Verdade !!! E vai ter historinha de guarda chuva ?

(Tia) - Sim. Vai ser sobre a proteção de Deus em nossas vidas.

(Boneco) - Música ?

(Tia) - Bom ... Talvez... Lembrando que vamos falar sobre proteção.

(Boneco) - Comida ?

(Tia) - Ah tá... Tá querendo demais né !!!  Agora diga um tchauzinho para as crianças, e vamos começar o nosso culto ao Senhor.

--------------------------------------------------------------------------

Hora de louvar a Deus.

Prestar culto ao Senhor, é dedicar o nosso tempo a Ele. E mostrar o nosso amor por Ele também. Com orações, Palavras, e música.
 

-------------------------------------------------

Ofertar

A nossas ofertas também são uma maneira de mostrarmos ao Senhor, o quanto somos gratos por tudo o que Ele nos dá. E para isso podemos ofertar o que sentirmos em nosso coração. Mas ofertar com alegria.

------------------------------

Vamos para a história do dia ?

Este momento Deus tem uma mensagem para o seu coração.

 

Peça infantil referente ao uso da bíblia  -   Adaptada da história Frederico e o guarda chuva.

 


Lili e o guarda-chuva

 

 

(Antes de entrar fica gritando de contente. Deixando a galerinha curiosa)

- Oba ! Oba ! Oba! Que legal ! Que manero ! Que bom, que bom e que bom.

(E entra no cenário delas. )

-Uau !!! Quanta criança hoje por aqui !!! Olá – Eu sou Lili. Vim fazer compras...

(Conta sobre ela. Ela morava em uma cidadezinha do interior. Com estrada bem comprida, pasto no lado, vaquinhas, mais vaquinhas, plantações. Bem longe da cidade grande. Lá onde ela mora não tem shoping. Mal e mal é um mercadinho para comprar de tudo comida, roupa brinquedo,até remédio. Pois não tem farmácia. O tio Joca é que atende lá.


- Hoje eu estou super, hiper contente. Lá em casa quando alguém faz 12 anos, pode ir sozinha lá no tio  Joca comprar o presentinho que quiser. Não via a hora do meu dia chegar. Vou lá correndinho ver o que tem.


(Deixa tipo em uma mesa no canto arrumado como se fosse uma loja.)

 


- Olá tio Joca !!! Vim escolher meu presente !!! Um o que será que tem hoje aqui para eu comprar. Quero algo muito especial. Muito legal. Muito bacana.
- Um livro !!! Não vai dar não. É que lá onde moramos é muito longe para uma professora ir dar aula. E ninguém que mora lá sabe ler para ensinar. Puxa, tantas figuras bonitas, o que será que está escrito? Ah! Deixa, não quero...

- Já sei ! Um brinquedo. Quero uma boneca igualzinha que um dia vi com uma menina lá na praça. Ela andava e falava sozinha.

(Coloca uma boneca em pé. Manda ela andar. Ela não anda, manda ela falar, ela não fala. Então rejeita.Vai escolhendo vários e não aceitando. Todos acha um defeito. Vai imaginando, bola os guris vão pegar, carrinho não gosta.)

- É só hoje que faço 12 anos. Então eu quero algo muito.muito especial. Para eu quardar de lembrança desse dia.


(Lili havia ganho um bom dinheiro e queria comprar algo que pudesse guardar como lembrança daquele dia tão especial e feliz. )
Ela começou a procurar, mas não encontrava nada que gostasse. Ele queria algo que fosse útil. Depois de caminhar por algum tempo, LIli deparou-se com um objeto que nunca vira antes!


- Uau ! Eu nunca vi isto aqui antes! O que será isso? Que coisa mais curiosa! Que coisa mais estranha ! Não tem cheiro bom, não.
- Será que é um brinquedo? Uma roupa? Pra que serve? Vou perguntar né.
- Alguém sabe o que é isso daqui?


(Ela vê um guarda chuva fechado. Mas não sabe o que é?Mas o que seria aquilo? Estava lá, exposto na loja! Era a coisa mais estranha e curiosa que ele já vira! Seria um brinquedo? Roupa? Para que serviria? Não sabia... Nem imaginava, mas achou bonito! Então perguntou o nome daquilo.Pode perguntar para as crianças responderem.


— Guarda-chuva? - repetiu ele espantada quando lhe responderam. - Quer dizer que eu compro isso para guardar a chuva dentro?Depois tenho a agua para tomar?


(As crianças vão responder que não. Que é pra eu usar para a chuva não molhar.)

- Ah! Então esse negócio guarda eu da chuva. Entendi. Eu não vou me molhar.

— Puxa... quer dizer que, comprando isso, poderei andar na chuva sem me molhar? Legal...

- Quando chove minha mãe não deixa eu brincar na rua não. Tenho que ficar dentro de casa. Acho que vou levar um desses..

(Deixa o dinheiro e se despede do tio Joca.


— Vai ser um sucesso. Quero só ver a cara das gurias de lá me vendo com meu guarda chuva. Vão ficar com inveja.

(Olha para cima como se começasse a chover)

- Oba que sorte. Hoje mesmo vou usar meu presente. Ta caindo umas gotas. E pelas nuvens escuras vem mais ainda. Posso usar antes de chegar em casa.
- Oba! Pode chover agora que eu não me molho!!!


Lili ficou felicíssima! E não demorou muito, começaram a cair os tão esperados pingos de chuva. A menina sorria de tão feliz que estava!


— Pode chover, que agora eu não me molho - . Que bom companheiro eu arrumei! - e ela olhava para o seu guarda-chuva.Que está ao seu lado fechado.

- Epa, o cara da loja mentiu para mim. Mesmo com meu guarda chuva estou me molhando toda.
- Começa a bater nos pingos de chuva. Como se fosse uma espada.

Lili caminhava, e ia ficando toda molhada pela chuva.


— Epa, o homem da loja mentiu! Comprei isto e ainda estou me molhando.
— Será que é assim que se usa? Não, acho que deve ser de outro jeito.
(Dá um tapa na testa)


- Puxa, olha só! Estou usando isso no chão. Devo colocar sobre minha cabeça.
(coloca fechado e continua acertando os pingos)


-Não estou entendendo! Ta todo mundo rindo de mim. E só eu tenho um guarda chuva para andar na chuva. Estou cansada de tentar acertar são muitos pingos.E estou toda molhada. Vou devolver e quero meu dinheiro de volta.


No caminho ela encontra Dona Filó que lhe explica o que está acontecendo.

 

- Olá dona Filó. O que estou fazendo? Ué acertando os pingos para não me molhar.

- Ah? Estou fazendo errado? Sério? Não diga?

- Então tá. Eu abro a tira aqui. Sei...

_ Tá daí eu aperto o botão

- Aiiiii... Que susto. Esse negócio abriu.

 

-Entendi.. Agora sim, é só colocar sobre a cabeça...

_Puxa valeu dona Filó. Tchau...


- Agora sim. Tenho um guarda chuva para me guardar da chuva. Me proteger .E não me molhar.
- Então tchau amiguinhos. Vou voltar para casa. Agora não me molho mais. Aprendi a usar esse guarda chuva.
Sai de cena..
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Momento de refletir sobre a história.

 


Alguma vez já aconteceu algo parecido com você? Você tinha algo que era bom, mas não sabia usar?
(deixe as crianças comentarem)

Vocês sabiam, que muitas vezes algumas crianças e também adultos agem do mesmo modo que Lili? Têm algo muito mais útil que um guarda-chuva e não sabem usar? Um verdadeiro tesouro? Mas como? Você ainda não sabem do que estou falando?

Da Bíblia, a Palavra de Deus!

Assim como o guarda chuva nos protege da chuva, a Bíblia nos protege também.

______________________________________

Como a Bíblia pode nos proteger ? Com certeza não é colocando ela em nossas cabeças.

 

Todos os dias temos escolhas para fazer. E assim é o nosso caminho para o céu.

Temos que escolher o caminho certo.

 

Há caminhos que nos machucam, nos deixam triste, nos fazem mal...

E podem nos levar a perdição. Nunca mais ficar pertinho de Deus.

 

E há caminhos, que mesmo difíceis nos faz chegar a vida eterna, juntinho a Deus.

 

E como saber ? A bíblia pode me proteger de ir ao mau caminho ?

 

 

Versículo: Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para meus caminhos.

 

Quando lemos a bíblia, conhecemos melhor o nosso Deus.

E assim sabemos o que devemos ou não fazer.

Nela está escrito ensinamentos que muitas pessoas e até o próprio Jesus deixaram para termos uma vida melhor. Basta lermos e praticar.

 

Veja o versículo novamente.

Se eu me achar em um caminho escuro, cheio de tristeza, solidão, dor, coração pesado...

Se eu ler a Bíblia, é como se Deus estivesse falando comigo. Mas eu preciso ler com atenção e ficar atento. E se eu obedecer o que estiver ali escrito, com certeza na minha caminhada vai chegar uma luz, e assim ficar mais fácil de continuar a seguir em frente.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Vamos fazer isso agora mesmo? Vamos pedir a Jesus que nos ajude a ler e a praticar diariamente o que ele mesmo nos diz na Bíblia.  A Bíblia é uma poderosa arma que nos protege das ciladas do inimigo.

 

Oração...

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Despedida e entrega de lembrancinha.


 
------------------------------------------
Tai Marlene e seu material .
 
 

------------------------
Tia Traude








-------------------
Tia Jú

 
 
E é isso.
Claro que teve muito mais.
venha participar de nossas reuniões.
Todas as primeiras segundas feira do mês.



---------------------------------------------------------------------------------
 

3 comentários:

  1. Essas idéias, são geniais e edificante para nossos pequenos, que Deus continue abençoando esse ministério. A palavra de Deus se renova e bom é que também é para crianças. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns trabalho lindo e edificante!

    ResponderExcluir